top of page

Músicos

Mayara Bassoli violino

        Natural de Amparo - SP iniciou seus estudos musicais aos 11 anos. É formada pelo curso técnico de piano do Conservatório Integrado de Amparo. Cursa bacharel em Regência na UNICAMP. Atua como violinista na Camerata Experimental de Campinas, Orquestra Comunitária da Unicamp e como regente na Orquestra Circuito das Águas.

Peterson Rocha violino

Natural de Bragança Paulista (SP), Peterson iniciou seus estudos no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek em Pouso Alegre (MG) no ano de 2009 com o Professor Alan Barcelos. Participou da Orquestra Sinfonica de Pouso Alegre com o Maestro Roardo Bernardo fazendo apresentações em várias cidades. Fez parte também da Camerata JKO com o Regente Dilermando Lauriano fazendo apresentações pela região sul mineira. Participou em 2010 da 11ª edição do Festival Música nas montanhas de Poços de Caldas, onde pôde ganhar o prêmio de destaque do festival. Fez máster class com Romeu Fernandes, Eliza Fukuda, Nelson Rios, Audino Nunes e Betina Stegmann. Participou também em 2011 e 2012 da 4ª e 5ª edição do Festival Música das Esferas de Bragança Paulista, tendo a oportunidade de fazer máster class com Cecília Guida, Ville Mankkinen, Alessandro Borgomanero e Claudio Micheletti.

Atualmente, no curso de bacharelado em Violino pela UNICAMP, é aluno do Professor Doutor Esdras Rodrigues. Fez máster class com o violinista maestro Claudio Cruz. É spalla da Camerata experimental de Campinas e Chefe de nipe (2º violino) do grupo Breusil Cordas Brasileiras, onde pôde participar do Festival de Música Contemporânea Brasileira e do Festival Brasil Instrumental com o Violinista Ricardo Herz. Fez aulas também com a Professora Mestre Cristiane Cabral. Participou também como espalla da Orquestra Sinfônica Patrulheiros Campinas.

Murilo Lino violino

Murilo Lino iniciou seus estudos de  violino em 2011 no Instituto Grupo Pão de Açúcar em São Paulo onde teve aulas com o Método Jaffé de ensino coletivo de cordas. Em 2013 entrou para a Orquestra do Instituto Grupo Pão de Açúcar, com a qual tomou parte do festival Iguazú en Concierto em Puerto Iguazú na Argentina em três edições. Neste mesmo ano, fez parte da classe de regência na Etec de Artes. Atualmente é integrante da Camerata Experimental de Campinas e cursa Bacharelado em violino no Instituto de Artes da Unicamp.

Paulo Arroyo violino

Começou seus estudos de violino aos 14 anos de idade na cidade de São José do Rio Preto com o professor Alan Michel. Fez parte do projeto sociocultural Camerata Jovem Beethoven, onde foi spalla por 2 anos em seu grupo referencial regido pelo violinista e maestro da orquestra sinfonica de Ribeirão Preto Reginaldo Nascimento, com o qual pôde fazer aulas de violino durante 1 ano. Participou de concertos pelas cidades de Rio Preto, Ribeirão Preto, Varginha, Tambaú entre outras. Pôde fazer master class com músicos como Cláudio Cruz, Emmanuele Baldini e Alexandre Rosa. Ingressou no inicio de 2017 na UNICAMP, tendo aulas com Esdras Rodrigues e faz parte de grupos como: Breusil, Orquestra do Departamento de Música e Camerata Experimental de Campinas, Regida pelo maestro Matheus Coelho e Andrew Marinho. 

Marina Gama violino

Iniciou seus estudos no violino em 2011 na cidade de São José do Rio Preto-SP, em 2012 foi selecionada para ingressar no grupo de referência do Projeto Guri onde em 2015 atuou com spalla. Ainda no interior paulista teve a honra de tocar em orquestras regidas pelos grandes maestros e violinistas Emmanuelle Baldini, Claudio Cruz e Reginaldo Nascimento, e ainda participar de masterclass com os estes e ainda o contrabaixista Alexandre Rosa. Em 2016 ingressou na UNICAMP e hoje atua na Camerata Experimental de Campinas dentre outros grupos da universidade.  

João Daniel violino

Convidado a tocar nas Olímpiadas Rio 2016 à convite da delegação americana e africana, João Daniel Ludgero foi aprovado no Festival Internacional de Vitória Gasteiz no Musika Kontserbatorioa "Jesus Gúridi" em Madrid, prosseguindo seus estudos atualmente na Sala São Paulo com o violinista Davi Graton. Além disso, estudou com grandes nomes como Artur Huf, Alexandre Motta Kanji, Djavan Caetano, Sylvia Ahramjian e Rafael Torralvo.

Daniele Salina violino

Cursando graduação em Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estuda há 4 anos na Escola Suzuki de Campinas e na Escola Suzuki de São Paulo sob orientação de Fábio Sato. É integrante da orquestra de câmara da mesma instituição. Faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência oferecido pela CAPES, onde graduandos do curso de licenciatura trabalham em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Frequentou grupos de ensino coletivo de instrumentos de cordas no Centro de Experimental de Música (CEM) no Sesc Consolação em São Paulo sob orientação dos professores André Pretzel e Leonel Dias. Estudou violão e canto coral no Projeto Guri - Pólo Júlio Prestes, do qual fez parte da Camerata de Violões. Obteve aulas de Apreciação, Teoria e Percepção Musical, além de História da Música na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP).

Leon Oliveira violino

Leon Oliveira iniciou seus estudos de música em 1997, aos 6 anos de idade, na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Aos 8 anos, começou a estudar violino na mesma instituição. Em 2009, ingressou na Faculdade Cantareira, onde teve aulas com o violinista Cláudio Micheletti. Ao longo de sua trajetória na música, Leon participou de masterclass com violinistas como Claudio Cruz, Liliana Chiriac, Ana de Oliveira e Laercio Diniz, além de participar da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, sob regência do maestro Emiliano Patarra; Orquestra do Porto de Santos, sob regência do maestro Beto Lopes; e Camerata Callis, sob regência do maestro Hugo Ksenhuk. Em 2007 e 2009 participou do Festival Música nas Esferas, em Bragança Paulista. Atualmente, Leon é violinista na Camerata Experimental de Campinas e cursa o terceiro ano de Economia na Unicamp.

Wendel Silverio viola

Natural de Campinas - SP, iniciou seus estudos aos 14 anos. Estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos e participou das Orquestras Juvenil e Jovem do Conservatório. Participou de alguns grupos como a Orquestra Comunitária da Unicamp. Atualmente cursa Bacharelado em Viola na Unicamp e é aluno do professor Emerson De Biaggi.

Joel  viola

Iniciou seus estudos de violino aos 13 anos, passando por alguns professores entre eles: Adriana Daldosso Belli ( Projeto guri e Conservatório Integrado), Rinaldo Zamai (Conservatório Integrado), Igor Nogueira (aulas particulares), Cláudio Gatto (Conservatório Municipal de Socorro) e Ana Lucia Morales Sanchez (aulas particulares). Frequentou vários grupos musicais: Orquestra do Conservatório Integrado (violino), Corporação musical Sant'ana de Pedreira (tuba), Corporação musical Santa Cecília (tuba), Orquestra Comunitária da Unicamp (violino), Orquestra Sinfônica Patrulheiros (violino) e Orquestra Circuito das Águas (violino). Participou como violinista do musical “A Bela e a Fera” produzido pelo Instituto Lara Lopes no Teatro de Paulínia, do 4º Encontro Internacional de Cordas onde teve masterclasses com a violinista  Sylvia Ahramjiam (professora da West Chester University). Foi solista da Orquestra Circuito das Águas em 2017. No momento, além de integrante da Camerata Experimental de Campinas (Viola) é professor de violino e viola do Conservatório Integrado, voluntário no projeto de música Educanto na cidade de Amparo, toca em casamentos e eventos com grupos autônomos e empresas, se apresenta em concertos natalinos e na Paixão de Cristo de Amparo, realizados pela regente e atual coordenadora do Conservatório Integrado Daniela Lino, Violinista do Duo Reminiscenza e concertino e parte da produção musical da Orquestra Circuito das Águas.

Pedro Franco violoncelo

Estudante de Bacharel em Música Erudita pela UNICAMP, Pedro começou seu caminho no instrumento com 11 anos no Instituto GPA, em Santos. Ja integrou diversos grupos como: Orquestra GPA, OPOS, Camerata Jovem Santista além de vários grupos de câmara. Foi convidado para integrar orquestras de turnê internacional do Instituto GPA, se apresentando na Argentina e no Carnegie Hall em Nova Iorque.

Daniel Moreira Contrabaixo

Daniel Moreira Deu início a vida musical aos 9 anos de idade tocando contrabaixo, guitarra e participando de coros em igrejas evangélicas. Em São Gonçalo do Sapucaí fez participações com diversos grupos gospel e bandas da cidade. Em 2012, já no conservatório, integrou o Combo de Jazz da Instituição e circulou com o quinteto de música brasileira Five for Fun nas mostras de música do FENAC (Festival Nacional da Canção). Formado em Bacharelado na Universidade Estadual de Campinas, tem experiências e premiações tanto no meio popular quanto no meio erudito. Em destaque os prêmios: III Programa ‘Jovens Solistas’ – Orquestra Sinfonica de Rio Claro -, Programa ‘Jovem Solista’ – Orquestra do Departamento de Música da UNICAMP, “O Hermeto da Questão” com Trio X no IV Festival de Música Contemporânea Brasileira e “Instrumental Trio X” no IV Festival de Música Nova.  Entre seu portfólio está o Cabareto Early Jazz Band, Camerata Experimental de Campinas, Breusil, Tangazo e Trio X. Atualmente é mestrando do curso de Música do Instituto de Artes – UNICAMP.

Hugo Singling contrabaixo

Iniciou os estudos com contrabaixo em 2014, na Escola Livre de Música Fábio Marasca, em Rio Claro, com os Professores Nikolas Moraes e André Müzel. No ano seguinte começou a fazer parte da Orquestra Experimental da Sinfônica de Rio Claro. Em 2017, iniciou o bacharel em contrabaixo na Universidade de Campinas, UNICAMP, tendo aulas com Prof. Dr. José Alexandre de Carvalho. Fez parte, como músico convidado, da Banda União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro, Banda Municipal de Ipeúna, Camerata de Cordas do Conservatório de Pirassununga e Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis. Atualmente atua como contrabaixista na OSRC, Orquestra Sinfônica de Rio Claro e Camerata Experimental de Campinas.

©CamerataExperimentaldeCampinas

bottom of page